Profissionais de comunicação homenageados com o Troféu Arnold Ferreira da Silva

Voz de Feira

“Não podemos jamais negar ou camuflar a importância que a imprensa feirense tem para esta Casa Legislativa”. Foi assim, em tom de reconhecimento, que o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador José Carneiro Rocha, cumprimentou os profissionais de comunicação contemplados com o Troféu Arnold Ferreira da Silva. A entrega aconteceu durante sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (8).

Em seu pronunciamento de saudação, o vereador Cadmiel Pereira falou sobre os variados segmentos do jornalismo, destacando que, em todos eles, o objetivo é o mesmo: trazer o que de mais relevante aconteceu sobre determinado assunto, para conhecimento do público. “É evidente que o respeito e a fidedignidade são fundamentais para a prestação de um bom serviçoà comunidade”, afirmou, ressaltando os mais variados segmentos do jornalismo.

A importância do jornalismo político foi destacada pelo jornalista Valdomiro Silva, secretário de Comunicação Social, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho na solenidade. “É o jornalismo mais difícil de fazer”, disse, lembrando que a crítica não pode ferir a dignidade da pessoa, pois deve ser feita de maneira ponderada, sóbria e construtiva. “Uma coisa é informar que um jogador se machucou e não vai poder jogar; outra é analisar um projeto de lei e dar opinião”, ensinou.

Agradecer. Esta foi a tônica dos discursos dos homenageados. Mas Sérgio Murilo Santos de Sales, contemplado na categoria Repórter de Jornal e que também representou o Folha do Estado, foi mais além. Ele disse que é preciso ter paixão e, claro, responsabilidade. “Ser jornalistanão é para qualquer um”, sentenciou o jovem, tomado pela emoção. Sentimento compartilhado por todos os profissionais de comunicação homenageados na sessão.

“É um momento ímpar”, definiu Josse Paulo Pereira Barbosa, duplamente homenageado, como repórter de TV Web e a TV Caldeirão veículo do segmento. Ele falou da batalha diária e dividiu o troféu com todos que integram o Sistema Caldeirão de Comunicação. Para conquistar o prêmio pela quinta vez foi preciso trabalhar seguindo três valores: Ele deixou ainda um para os vereadores: “Quando criticamos é para melhorar a atuação”.

Osvaldo Cruz, do site Rota da Informação, considerado o melhor na cobertura diária dos trabalhos legislativos, atestou que a Câmara Municipal é fonte permanente de notícia. “Sem a Câmara o Rota da Informação não seria o veículo que é hoje”, disse o blogueiro, frisando que os políticos feirenses são exemplo, por não estarem envolvidos em corrupção. Segundo ele, o jornalismo online hoje é uma realidadeinquestionável.

“As pessoas que criticam lá fora às vezes não conhecem o trabalho que é feito aqui dentro”, afirmou o radialista Framário Mendes, escolhido como o melhor Repórter de Rádio na cobertura das atividades legislativas. Já Clovis Hamilton de Jesus Pedreira, Repórter de Blog/Siterepresentando o site A voz de Feira, considerou a homenagem grandiosa. Ele falou sobre o jornalista Arnold Ferreira da Silva, falecido em 1965, que foi vereador e prefeito da cidade, responsável pela construção da Biblioteca Municipal e do prédio da Prefeitura.

Coube à jornalista Deisilaine Carneiro Campos, que integra a equipe do Jornal Transamérica, que tem como âncora o radialista e deputado estadual Carlos Geilson, representar a Rádio Transamérica, também contemplada com o Troféu Arnold Ferreira da Silva. “O prêmio é um incentivo para que a rádio continue a comunicar com responsabilidade”, disse a jornalista, ressaltando a importância do rádio como veículo de comunicação para Feira de Santana.

OUTRAS NOTÍCIAS