Nilse Alves, DEM, pré candidata a vereadora, uma história de desafios vencidos.

Por Cloves Pedreira

Maria Nilse Alves dos Santos nasceu no município de Lagedinho, sertão da Bahia, no dia 28 de julho do ano de 1963, oriunda de uma família humilde, de lavradores.

Possuidora de um belo sorriso, o que ela tinha de simplicidade, tinha de amor. Nilse é integrante de uma família composta por 10 irmãos, e que aos 09 anos de idade, mudou-se para Feira de Santana, residindo no bairro Chácara São Cosme, “Olhos D’agua”.

Começou a trabalhar aos 15 anos de idade, quando naquele momento muitas mocinhas frequentavam os bailes, sonhendo como a grande maioria das adolescentes, encontrar com o príncipe encantado, Nilse já estava inserida no mercado de trabalho, e na luta pela sobrevivência sua e de sua família.

Exerceu atividades diversas, foi costureira, vendedora, agente de seguros. Em cada função adquiriu a experiência e conhecimento necessários para, em 1996, corajosamente se lançar como empresária, em comércio atuante no segmento de material elétrico, inclusive, nesta época, onde a sociedade machista muito mais exteriorizado, enfrentou discriminação de gênero, pois não se acreditava no know-how feminino na eletricidade, mas, Nilse venceu, e conseguiu construir firmar-se no comércio, a maior e mais completa loja do segmento de material elétrico da região conhecida como; ”O Painel”, com relevante função social no município por mais de 25 anos, como fonte geradora de emprego e renda.

Paralelo ao trabalho em sua empresa, Nilse sempre se dedicou ao trabalho social na comunidade feirense, engajada em diversas campanhas e projetos sociais, recebendo reconhecimento da comunidade por sua atuação.

Rotariana desde 2013, a convite de seu padrinho Justiniano Franca, sendo associada do Rotary Clube Feira de Santana; Olhos D’agua, é atuante em trabalhos, desenvolvidos sem fins lucrativos, e que buscam o desenvolvimento social, econômico ou cultural.

 Como secretária do Rotary no ano de 2017, realizou com aprovação do distrito, o projeto “Fazendo arte e costurando sonhos.” que reuniu mulheres da comunidade do Pau Seco com a finalidade de produzir artesanatos, gerando dignidade e renda complementar.

No ano de 2018 como Presidente do clube galgou aprovação do projeto global “Reciclando para Viver”, realizado na Associação Artemaris, equipando a associação com maquinários, fardamentos, EPI’S e treinamentos de capacitação.

Desde junho/2019 exerce a função de governadora assistente do Distrito 4391 Atualmente, em meio a pandemia do covid-19, vem atuando em projetos sociais, de forma voluntária, instruindo na confecção de mascaras de proteção nas associações comunitárias de Feira e região.

Nilse Alves é mãe de dois filhos, uma moça formada em Medicina, o rapaz Engenheiro de Produção, e um neto.

OUTRAS NOTÍCIAS