Por Cloves Pedreira
Um material de propaganda política, com tendência a beneficiar o candidato Marcos Lima, circulando nas redes sociais não corresponde a realidade, e o pré candidato a Vereador em 2020 Lupinho do Social, chamou atenção para o que ele chama “Golpe Baixo”
Este banner informa que os candidatos a Deputado Federal Luiz da Feira precisa de 60 mil votos para se eleger, e a Vereadora Gerusa Sampaio 80 mil votos, e que Marcos Lima também candidato a Deputado Federal precisa apenas de 35 mil votos.
Na verdade, o PRP, partido o qual Marcos Lima é filiado, conta com apenas 11 candidatos a Deputados Federais, a composição da chapa é formada pelos partidos PMN / PTC / PRP / PMB , “Tendo por base o crescimento do QE ( Quoeficiente Eleitoral) de 2010 para 2014 em torno de 12,1% para estadual e 14,1% para federal, a possibilidade para a eleição deste ano, é que o quociente para a Assembleia Legislativa gire em torno de 120 mil votos e para a Câmara Federal em torno de 194 mil votos”. Estes dados são encontrados no site do TRE/Ba.
Esta coligação formada por partidos denominados nanicos e sem candidatos com capilaridade eleitoral, possivelmente não atingirá o QE, entretanto para assegurar uma vaga na Câmara Federal, Marcos Lima teria que obter cerca de 80 mil votos, e torcer para que seus companheiros conseguissem mais 114 mil votos. Interessante conhecer também que esta coligação foi feita com o objetivo de eleger um Deputado Estadual, esta é a leitura correta.