IPEX ou DATTA SENSUS, qual o Instituto de Pesquisas mais confiável? Confiram resultados de ambos.

Por Cloves Pedreira

Recentemente, o IPEX – Instituto de Pesquisas Exatas, divulgou o resultado de uma pesquisa de intenção de votos em Feira de Santana, no dia 20/07, amostragem esta, realizada nos dias 17, e 18/07.

Hoje, 27, o Instituto Datta Sensus, publicou no Jornal Folha do Estado, uma pesquisa, realizada entre os dias 14 e 17/07.

Os resultados dos dois Institutos para Deputado Estadual, apresentaram números idênticos, tomando como parâmetro, a margens de erro do IPEX, que foi de 2,5% para mais ou para menos, com  intervalo de Confiança em 95%

Resultados:

Deputado Estadual: IPEX; Carlos Geilson 18.0%, Zé Neto 11.0% e Targino Machado 8.0%

Sensus: Carlos Geilson 19.4%, Zé Neto 11.9%, Targino Machado 10.0%

Quanto aos resultados para Deputado Federal, os números divergem, pois o Datta Sensus não inseriu no seu questionário, nomes como o do Nelsinho da Kamys, que na amostragem do IPEX obteve 8,0%, confirmado como pré candidato a Deputado Federal por Carlos Geilson no seu programa de rádio, e do ex-deputado Sérgio Carneiro, que obteve 14.0%.

É certo que, caso o nome de Nelsinho da Kamys e Sérgio Carneiro fossem inseridos na pesquisa, os números apresentados pelo Instituto Sensus, seriam outros, haveria seguramente uma variação nos resulyados coletados na amostragem.

Outro fator negativo na publicação do resultado da pesquisa pelo jornal Folha do Estado, foi suprimir as Especificações Técnicas, e o nome do Instituto responsável pela pesquisa.

OUTRAS NOTÍCIAS