Carlos Bolsonaro publica fake news sobre Rui Costa e Bell Marques

O vereador do Rio, Carlos Bolsonaro, usou seu perfil oficial no Twitter para publicar, às 7h52 desta sexta-feira (8), uma fake news contra o governador da Bahia, Rui Costa. A publicação, deletada pelo vereador poucos minutos depois, direcionava o internauta para um vídeo no YouTube, onde o cantor Bell Marques, ao conversar com o baiano, de cima de um trio elétrico, disse: “nós estamos preparados para esse vírus […] você é um grande representante da nossa terra”. 

“A internet liberta: governador Rui Costa (PT-BA) curtindo o carnaval com embaixador da China. ouça as palavras do cantor de axé”, escreveu na rede social o vereador e filho do presidente da República, Jair Bolsonaro. A gravação foi amplamente compartilhada nas redes sociais. Os autores da fake news afirmam que o vídeo foi feito no carnaval deste ano e que o vírus ao qual Bell Marques se refere é o novo coronavírus. As duas informações são inverídicas.

Na gravação, feita em 2017, Bell se refere ao Zika Vírus, e não ao novo coronavírus. A Secretaria de Comunicação do Estado divulgou uma nota de esclarecimento. O vídeo está publicado originalmente no canal do Governo da Bahia no YouTube. “A versão original da gravação foi retirada do contexto e publicado em diversos outros canais do YouTube”, explica a pasta.

“Os chineses estavam na Bahia porque o Governo do Estado mantém fortes relações com o país asiático e tem estabelecido parcerias em projetos de infraestrutura. Depois de 2017, dois grandes projetos foram fechados com empresas chinesas: o VLT do Subúrbio Ferroviário de Salvador e a Ponte Salvador-Itaparica”, continua.

Vale lembrar que, no dia 5 de maio, o Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia Projeto de Lei que tem como objetivo combater a divulgação de notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias em toda a Bahia.  O projeto, que ainda não foi votado pelos deputados estaduais, estabelece a aplicação de multa para quem elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para o compartilhamento em massa de notícias falsas.

OUTRAS NOTÍCIAS