Após pressão dos “Caronavirús” Prefeito de Feira de Santana Colbert Martins cancela a Micareta

Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o prefeito Colbert Martins Filho anunciou que a Micareta de Feira de Santana 2020 está adiada. A Prefeitura decretou situação de emergência pública em decorrência dos casos de coronavírus (Covid-19) que já foram confirmados em moradores da cidade, um total de três, e uma das principais festas populares do munícipio não será realizada entre 23 a 26 de abril.

Segundo o prefeito Colbert Filho, que é médico e professor de epidemiologia, foi criado no município, logo após a confirmação do primeiro caso, um comitê específico tratar do novo coronavírus, colocando a cidade em igualdade ao que acontece em cidades como São Paulo. De acordo com Colbert, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acompanha as informações da cidade.

“Cuidar de gente é o que sei fazer na minha profissão. Esse momento é decisivo para que nós possamos aprender e priorizar a todos diante da ameaça de uma epidemia deste tipo, que cresce muito rápido, exponencialmente e atinge pessoas idosas. Uma semana atrás nós tivemos a informação do primeiro caso confirmado, uma semama depois estamos decretando uma situação para tomar atitudes muito duras, muito rígidas, com relação aos eventos de massa. Um deles é a Micareta, daqui a 40 dias e nós estamos adiando este evento”, comentou o prefeito.

Colbert ainda alertou sobre a previsão do aumento de casos do vírus justamente no período em que estava programado para ocorrer a Micareta.”Nós estamos nos preparando para um aumento grande do número de casos de coronavírus que deve acontecer entre a 13ª a 16ª semana epidemiológica. Até a semana passada não tínhamos esta posição. Sei esperar o momento da decisão técnica e a partir de agora com a projeção que temos, de que o aumento dos casos de coronavírus devem acontecer de forma exponencial nos próximos 20 dias, nós estamos tomando as medidas necessárias”.

O que é Caronavirús: Estamos adjetivando com esse nome para aquelas pessoas que não gostam da micareta pelo motivo religioso. Ai aproveitaram a doença Coronavirús para pressionar o prefeito Colbert Martins para cancelar a Micareta. Dai demos esse nome para essas pessoas que não estão preocupada com a doença e sim pelo cancelamento da festa.


Decreto

O decreto que estabeleceu o adiamento da Micareta 2020 também se estende a outros eventos que tenham alguma participação seja por licença, seja por investimento público da Prefeitura. “Todo evento que depender de licença da Prefeitura, a Prefeitura não vai dar permissão. Eventos privados nós vamos recomendar, não podemos impedir que se realizem eventos privados. É importante que a gente tenha o cuidado e o critério para que possamos agir de acordo com as circunstâncias”, disse.

Com relação as escolas, o prefeito disse acompanha a situação, mas não há definição sobre suspensão das aulas. “Estamos acompanhando esse processo. O Ministério da Educação está propondo antecipação das férias de junho para agora, não há decisão a respeito do assunto. Estamos acompanhando, visitando as escolas e orientando para seja da forma mais adequada”, comentou.

Audo Rodrigues, promotor do Ministério Público da Bahia, disse que é necessário ter responsabilidade para tratar do assunto. “O grande problema do Covid-19 é a forma como atinge o sistema respiratório do infectado e os estudiosos relatam que o pico vai causar um colapso no sistema de saúde. Não queiram transferir a responsabilidade do problema para os poderes constituidos, estados e municipios. As ações estão sendo adotadas e sugestões podem ser dadas”, disse.

OUTRAS NOTÍCIAS